29 de mar. de 2016

5 dicas de como fazer um bom resumo


Muita gente tem dificuldade de fazer um resumo. Seja só pra estudar o conteúdo da prova, seja pra fazer um resumo acadêmico. Mas se você seguir essas dicas vai ficar bem mais fácil. Vem comigo!

1 - Depois de ler o texto atentamente, ou de acordo com o que você for lendo, faça mentalmente as perguntas:

a: O que está sendo dito/explicado?
b: Quais relações estão sendo estabelecidas?
c: Qual é o problema central levantado pelo autor?

2 - Em seguida, caso seja o resumo de um texto, selecione as informações mais relevantes de cada parágrafo, com base nas perguntas feitas a si mesmo. Caso seja o resumo de um livro, selecione as informações mais relevantes de cada capítulo.

3 - Após a seleção, que pode ser feita com marca-texto, interpretar e escrever com as próprias palavras (não copie as frases, isso mostra que você não entendeu o texto) o que entendeu das ideias mais relevantes.
Lembre-se: o resumo deve ser breve e conciso, devemos deixar detalhes de lado, como exemplos e dados secundários.
Outra dica, pra quem esquece das coisas muito rápido, é cada página que você ler, já produzir um resumo ali, e depois ir retirando com outras leituras o que não é tão essencial.

4 - O bom resumo é aquele que uma pessoa que não leu o texto, pode ler e entender cada ideia perfeitamente. As frases devem ser ligadas entre si e formar um novo texto, e não apenas frases soltas que você achou importante.

5 - O resumo deve apresentar começo, meio e fim, então atente-se a isso. Caso ele pareça um turbilhão de ideias desconectadas, você pode estar fazendo isso errado!
Por isso, caso tenha dificuldade de organizar as informações, primeiramente, você pode produzir tópicos esquemáticos com a própria elaboração de ideias e depois ir completando com o que for necessário. Assim fica bem mais fácil de visualizar.
E revise! Mesmo que seja um resumo apenas pra você estudar para uma prova, ele pode ter ideias erradas, ou coisas demais, então revise e veja se está tudo certo. Assim, se sua prova é daqui a um mês, você vai ler e entender tudo, sem precisar ler o "textão" original!

As dicas foram úteis? Alguém tem mais alguma dica pra compartilhar com a gente? Deixe aí nos comentários!


6 comentários:

  1. Vai me ajudar bastante! Sou pessima com resumos kkk

    ResponderExcluir
  2. As dicas foram muito úteis! Estou estudando para concurso, e fazer resumos é uma das coisas que mais ajuda a memorizar. Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
  3. Adorei a primeira parte, com as perguntas norteadoras, acho que é isso que sempre me faltou... Dicas muito úteis, obrigada!!!

    ResponderExcluir

Volte sempre!